quinta-feira, 27 de março de 2008

Volta às aulas



Primeiro dia de aula, depois de uma semana e meia do início do semestre. Expectativa zero. Caderno? Nenhum. Talvez algum bloco de notas e uma caneta sem tampa perdida em algum canto da bolsa. Saio do trabalho, sigo numa rota nada estranha. Desço no Terminal, corro para pegar o Campus, para não chegar atrasada no almoço com a amiga. Rádio Universidade. Descemos para o RU, fila kilométrica. Um conhecido! Ôpa! "Onde cabe um, cabem dezenove." Ôpa? Cenário diferente? Ah, só uma pintura de cal, jardim de grama e flores formando o nome da instituição. "Que lindo! Só o pessoal de medicina tinha isso.", diz Polyana. Ôpa! Cheiro de frango no ar. Huumm...Argh! Fim de almoço, suco de ameba. Caixa Econômica, saca dinheiro... Sá Viana.


Cerveja. 14h. Cerveja. 14h50. "Ah! Segunda-feira, eu assisto essa aula." 15h20. Nada de luz no prédio. Gente estranha no corredor. "Viu como vale à pena atrasar cadeira do quarto período? Assim tenho oportunidade de continuar conhecendo a galera do curso." Aziação... O curso não é mais o mesmo.


- Aqui é a sala da aula de TMPC?
- É sim. Mas o professor não veio.
- Ufa! Não perdi nada. (consciência leve, leve...)
- Ah, ele já dividiu a turma em equipes, para seminário e já passou artigo valendo a última nota.
- o_O Vixe! Tô ferrada!
- Ê, rapá! Fulano, Beltrano e Sicrano estão fazendo essa cadeira também.
- Credo! A 2003.2 todinha aê?
- É! Só dá vagabundo!


Batlugar. Preguiça. Conversa besteira. Professor. Aluno. Ex-aluno desempregado. Eterno aluno. Vagabundos.

- Vamos pro Bambu?
- Não! Vou pra UEMA.

Passa a hora. Fome. Aluno. Ex-aluno desempregado. Eterno aluno. Professor. "Ah, não vai mais ter nem Assembléia. Eu adoro essa UFMA." Vagabundos.


- Vamos pro Sousa?
- Não. Preciso ir pra UEMA e me formar.
- Tá! Nós também pretendemos nos formar UM DIIIAA...


Campus cheio. Lata de sardinha...


... e tem coisas que não mudam, mesmo depois de quatro anos e meio de vadiagem.

3 comentários:

Polyana Amorim disse...

e a gente ainda vai passar 2008 todinho nessa vadiagem...que já perdeu metade da graça, confesso. Tô velha, querendo me formar, arrumar um emprego, um marido, dois filhos, uma casa no campo e um cachorro que não saiba latir.
hehe, falácia!

Anônimo disse...

Ufa! ainda bem que não me enquadrei em nenhuma dessas definições...
"Aluno. Ex-aluno desempregado. Eterno aluno. Vagabundos."
isso é bom ou ruim?

Luana! disse...

poly, eu te dou a tosca!
bom início!

e, albert...! pelo andar da tua carruagem, acho q tu te enquadra ou no eterno aluno ou no vagabundos!

xD

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates