sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Estagiários, uni-vos!

O fim de ano chegou e com ele aquela penca de confraternizações: na escola, na vizinhança, no grupo da igreja, no trabalho, na associação dos comedores de salgado sabor cebola e salsa...todo mundo inventa uma coisinha.
Ai, vem: amigo invisível, contribuição para os comes e bebes, grana pra comprar roupa nova e mais alguns adereços.
Haja dinheiro, meu pai!
Deve ser por isso que o décimo terceiro existe!
Mas, e o reles estagiário? Que não recebe nem sequer uma gratificação, um bônus...Temos que participar de 333 confraternizações, todas com amigo invisível de no mínimo 25 reais, mais contribuições de 10 reais pro rega-bofe. E, tudo isso sai de uma bolsa auxílio de um salário mixuruca, isso quando o estagiário recebe um salário pela bolsa, por que têm muitos que ganham muuuuuuuuuuuito menos.
É o milagre do pão, meu irmão!!!!

Quero fazer um apelo às autoridades competentes para que: ou aumentem a bolsa do estagiário pra dois salários (base) ou que nos dêem o décimo terceiro salário ou, então, que nos isentem dessa enxurrada de festinha de fim de ano, conscientizando os empregadores e os RH’s da vida do nosso baixo poder aquisitivo. Já que todo mundo diz que estagiário não é gente e não tem direito a PN (férias, hora extra, folga), então que finjam que não somos gente quando for pra pedir contribuição pras festinhas da empresa!
Tô certa ou tô errada?!
Hoje tenho uma confraternização e semana que vem tem mais duas, meu rico dinheirinho tá indo embora num tapa!
Ave Maria, será que só um abraço camarada não conta?!
Polyana Amorim
eu quero um emprego, chega de estágio!

4 comentários:

Luana! disse...

E eu que estou à procura de um novo estágio?
Essa será a minha sina ainda pro muuuuuito tempo.

=O

Anônimo disse...

Polyana, tou contigo nessa nêga!
Outro dia, ao começarem as discussões e reuniões sobre as possibilidades de uma greve numa instituição federal da qual "fazia" parte como estagiário,resolvi perguntar: "E nós, estagiários, temos o direito de fazer greve também?". E prontamente fui respondido, sem antes ter ouvido uma sonora gargalhada de sarcasmo (Rô - Rô - Rô - Rô achei conveniente a risada de Noel... ). "Rapaz, estagiário não devia nem perguntar. A bolsa que vocês recebem é só pra pagar passagem de vocÊs. Querem mais o quê?". E assim durante o período de greve, tive que ir trabalhar todos os dias com meus colegas TERCEIRIZADOS (outra classe sofrida, mas com melhores salários) enquanto os servidores públicos em greve fingiam discutir as propostas e contra-propostas mas na verdade ficavam era jogando baralho e tomando cafezinho.
Eu vou atrás de um emprego, isso sim.
Mas antes, para terminar nossa experiência enquanto estagiário, sugiro formamos uma comissão representativa que irá estruturar o novo sindicato: O SINDICATO DOS ESTAGIÁRIOS. e eis aqui as propostas:
1 - Bolsa-auxílio no valor da metade do salário do supervisor direto do estagiário (Afinal, trabalhamos o dobro que o chefe e ganhamos apenas um terço do que ele.)
2 - Direito a hora extra se caso aconteça eventos fora do horário de serviço (especificamente no caso de Assessorias de Comunicação)
3 - 01 computador pessoal e intransferível com direito a todas as tecnologias de informação e comunicação que facilitam o trabalho dos estagiários (orkut, msn, bate papo, etc e tal)
4 - Direito a se estressar na mesma medida que o chefe. (Se ele gritar, estiver estressado, ter o mesmo direito de voz, de forma democrática)
5 - Direito a processo por assédio sexual qualquer tipo de piadinha ou situação constrangedora (Tipo ouvir a situação sexual do chefe(a) com a sala fechada, ouvir de outros colegas de trabalho a expressão "Que corpinho sensacional, hein!" ou ainda ter que dançar com chefe(A) nas festinhas da empresa)
Por enquanto é isso. Quem for aderir ao movimento, acrescente mais algumas reinvidicações.
(Se lidiane ao menos lesse blog poderia colaborar com sua experiÊncia jurídica no MP e começar nossa ata...)

Polyana Amorim disse...

Apoiado, companehiro alberto!

"acreditamos na rapaziada"

=D

Anônimo disse...

É o q sempre digo,
O direito do estagiário, é ñ tr direitos...

Eu sou estagiária em uma farmácia a 9 meses, e sei fazer e vender muito mais q qualquer outro q tenha carteira assinada..

Só ñ saio dali pq amo trabalhar nessa área e pq
no final do ano vou assinar cateira de trabalho

huahsuhs

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates