domingo, 16 de setembro de 2007

Será que sou um Tuco?


Esta semana compartilhei da felicidade do sacramento do matrimônio de uma prima que é como uma irmã. A diferença de idade entre nós dois é de apenas dois anos e, por termos convividos juntos - eu, ela, seus irmãos, seus vizinhos, meus amigos -, desde a infância, conquistamos um sentimento de unidade e torcida pelas conquistas de cada um.
Quando crianças, prevíamos um futuro maravilhoso e com acontecimentos demarcados pela idade. Aos 18, cada um teria sua casa própria, seu carro. Aos 22, todos estariam formados e já teriam constituído suas famílias. Os filhos chegariam em breve e seríamos compadres e comadres uns dos outros apadrinhando nossos filhos. Mas a vida não segue assim como pensamos.
O casamento desta prima reavivou na memória os sonhos dos tempos idos e fez com que eu refletisse sobre a condição de independência que se quer alcançar quando se é jovem: Mas, afinal, com qual idade é preciso sair de casa e viver sua vida? esta condição é realmente necessária para se alcançar a maturidade?
No caso dela, foi necessário o casamento para poder sair de casa. Mas, casar é ter independência? pois não se está repetindo a mesma condição de vida anterior só que com ela no papel de mãe do lar?
Ao mesmo tempo em que ela saiu de casa, seu irmão mais velho aproveitou o ensejo e saiu de casa para morar numa casa alugada com um amigo e a namorada. Viver em comunidade, também é ser independente?
No caso do segundo personagem citado, sua motivação deveu-se ao fato dele estar perto dos 30 anos. A idade também é um fator determinante sobre o momento em que se deve sair de casa?
Eu, desde os 18 anos penso em sair de casa e viajar, conhecer o país, morar fora. Reconheço que possuo ainda uma relação de apego muito forte com minha família que tanto quer meu bem. Mas, o querer bem não gera a dependência e a inexperiência para a vida por conseqüência?
Digo para mim mesmo que o único motivo que ainda me impede de sair de casa é o financeiro. Mas será mesmo o dinheiro algo que prende tanto assim as pessoas aos seus lares? E aqueles que não têm um tostão mas se viram sozinhos?
O que se percebe na sociedade atual é o número muito grande de jovens com uma vida em família igual ao "tuco" personagem de A Grande Família. Viver como Tuco talvez seja a melhor opção hoje em dia para quem quer ter o conforto de uma comidinha caseira, um quarto só seu e você gastar seu dinheiro como quer. E você, se sente também um Tuco ou prefere ser o Lineu?


Alberto Júnior

"quero saber bem mais que os meus vinte e pouco anos..."

6 comentários:

Anônimo disse...

Cara, faz um puxadinho no quintal! Pronto.

Themmys

Rivaldo de Almeida disse...

ahsuahsuahs... puxadinho no quintal é ótimo! isso me lembra os meus tios de teresina, que, muito provavelmente tomados por essas dúvidas que nos assolam, resolveram fundar um miniconjunto em um terreno... menino, isso num dá certo não. primeiro que quando surgir briga, começa no meio da rua, percorre a casa toda e vai acabar lá no fundo do quintal, ou seja: é mais espaço para as brigas.

não, mas sério! essa história de sair de casa dá pano pra manga. eu mesmo falo em um espaço pra mim, um apê pra dividir com amigos, e o maior medo é justamente esse: será q a tal da independência idealizada com a saída da casa dos pais não termina justamente a partir do momento em que criamos asas e passamos a ter de nos virar sozinhos? que coisa mais dependente...!

Luca disse...

tu fez uma série de questionamentos, para chegar ao quê seja independência. e penso q antes de procurá-la, vc tem mesmo q pensar o q seja ela e o q ela representa. eu, sinceramente, penso ser independente, embora ainda more com a minha mãe, e, embora seja ela quem pague as minhas contas, afinal, estou desestagiada...hehehe
por que, então, sou independente? pq tomos as minhas próprias decisões, compartilhando c ela variadas conquistas. conquisto as coisas com a única ajuda divina, não preciso q as pessoas pensem por mim, compreende?
não preciso sair de casa para me tornar adulta, para me tornar independente. não preciso ganhar rios de dinheiro para conseguir pagar as minhas contas. acho q independência é mais um estado de maturidade q vai se consolidando, a cada passo dado.
acho q fostes duro demais, considerando q sua prima casou para conquistar independência. em q época ela vive? mellll dellllsss

:-o

Anônimo disse...

Reconheço que tens razão quando afirmas que o conceito de independência está associado à maturidade, porém, a independência do indivíduo também está associada à independÊncia financeira.
Como já discutido em mesa de bambu sobre a "não-liberdade" de uma ralada e qual melhor forma dela conseguir essa "tal liberdade".
Enquanto somos dependentes financeiramente de outrem, não temos a tão sonhada liberdade. Somos capitalistas indiscutivelmente.
Uso aqui o exemplo de Alcântara (que merda!): como alguns se desculparam dizendo que não podiam ir à Alcântara? (pergunte isso a Tatau e Pedro! hein, hein?)
E outra coisa, não disse q minha prima conquistou a independência porque casou, pelo contrário, assumiu uma outra família! não teve a oportunidade de ser free!
"free, sempre free, eu sou free demaaaaaaais!"

Nana disse...

Eu tneho 23 anos, sai da casa da mae pra estudar no Rio. E soh consegui juntar grana p estudar no Rio porque eu morava na casa da mae. Pra gente que se forma e ta ralando por um emprego legal, eh uma boa ficar na casa dos pais e usar o dinheiro da gente p coisas que a gente gosta, naum p pagar conta de luz e condominio. Mas morar soh tem sido uma experiencia bem legal, embora eu provavelmente va voltar p minha mae quando o curso acabar. Enfim, a gente vai vendo e vai vivendo como eh melhor :)
Bjs

Polyana Amorim disse...

caraca, alberto...
entre os vários questionamentos que tu fez...penso que a idade não pesa, não!
tem gente que passou dos trinta, vive ainda com pais e irmãos, cultiva uma solteirice saudável e não tem a menor intenção de sair de casa...assim como há pessoas que mal largam as fraldas e já não conseguem dividir o mesmo espaço com a família...é tudo muito relativo!
eu pretendo sair de casa...as vezes qdo rolam uns perrengues, dá vontade de pegar minhas coisas e sair fora, mas dpois penso nos maus bocados que vou passar sozinha, acabo engolindo sapos e sapos, deixando a raiva passar e continuo lá no conforto do meu lar...as vezes, me acho meio covarde por isso, não que eu deva tomar uma atitude insensata, sair de casa por birra e acabar me ferrando nesse mundão de Dels, entrentanto, tbm acho que nunca vou saber se me ferro ou não nesse mesmo mundão se eu não der o passo inicial...pode ser que eu sofra, enfrente dificuldades...mas, quem é não passa por isso na vida?! não adianta querer adiar...acredito que tudo tem sua hora...
enfim...
acabei de perder a linha do raciocínio...é melhor discutir isso no Bambu tomando cerveja com a grana que papai me deu, pq a bolsa do estágio já foi toda na passagem do busu

heuheuehue

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates