sábado, 21 de julho de 2007

Você acredita em Destino?



Outro dia desses assisti o filme “A casa do lago”. Ele mostra a história de amor de Alex e Katie, ele um engenheiro e ela uma médica. Os 2 passam a se corresponder através de cartas e logo descobrem que estão em épocas diferentes, Alex em 2004 e Katie em 2006. Terminado o filme fiquei a me indagar sobre a mensagem que ele trazia consigo. Inquieta fui conversar com minha irmã que também tinha assistido o filme e que também ficou intrigada, não só porque o filme não traz uma explicação óbvia para o problema de os personagens estarem vivendo um amor mesmo vivendo em épocas diferentes, mas pelo fato de no final a personagem principal ter constatado que se algo tem que acontecer vai acontecer, ou seja, você não pode mudar seu destino.
A conversa com minha irmã acerca desse filme foi no mínimo engraçada, visto que ela estava tomando banho quando comecei a falar, então ficamos lá no banheiro conversando enquanto ela se ensaboava e nos questionando se não se pode mesmo mudar o destino.
Tenho que confessar uma coisa, nunca tinha refletido direito sobre o tema. É algo que você pensa, mas a primeira coisa que vem a cabeça, justamente como veio a da minha irmã é: se o nosso destino já está traçado isso quer dizer que não temos poder de controlar nossa própria vida? Será que somos apenas marionetes do destino?
Não é que não tenhamos poder sobre nossa vida, mas cada pessoa nasce com uma missão importante a cumprir. Nascer com o destino traçado não quer dizer que se você tem algo a ensinar a muitas pessoas que vai necessariamente ser professor. Quer dizer que pessoas dependem de você para realizar algo que vai ser fundamental na vida delas.
Um exemplo disso é a vida de Jesus Cristo. Ele já nasceu com o destino certo: morrer para que outros pudessem viver. Mesmo tendo a opção de abandonar aquele projeto, visto que as dores para a realização deste eram imensuráveis, ele optou por cumprir seu destino e salvar a humanidade.
Imagine agora se cada um soubesse logo ao nascer do seu destino! Alguns aproveitariam melhor a vida, outros não conseguiriam suportar o seu fardo e outros não saberiam o que fazer.
Eu acredito em destino e talvez o meu destino fosse estar aqui fazendo com quem vocês façam questionamentos sobre se acreditam ou não, mesmo que isso aparentemente não leve a nada... Aparentemente.
A vida é como a história de “A casa do lago”, há vários caminhos, mas todos eles vão dar num só lugar.


Lidiane França

13 comentários:

Luca disse...

outro dia estive analisando as loucuras propostas pelo livro intermitências da morte, de saramago...estive ate comentando com albert about this...e ainda postarei aqui sobre isso...mas eu axu ki pensar sobre o lance de saber do seu destino ao nascer se assemelha mto ao lance da naum-morte, visto q são questões q negam tudo ser o dono da sua própria stória e ter q fazer valer enqt houver vida...
...sinceramente? prefiro desacreditar do destino, embora saiba q haja caminhos traçados para nós..ambíguo? naum! quero escrever a minha stória, sabendo q existem caminhos opicionais a serem traçados...

Davi Coelho disse...

Lidiane, eu curiosamente gostei muito desse filme. Não recebo bem esses longas que se propoem a falar de realidade e de repente oferecem um roteiro muito 'fantasioso'.
Mas esse me trouxe boas reflexões sim. Ainda com a ajuda dos dois que combinam tão bem (Keanu e Bullock) e tbm a linda música do Paul M.

Adorei o espaço de vcs e agradeço ao Luca pela simpática visita lá no UDN.
Será um prazer estar na sua lista de acesso.

Grande Abraço a todos.

Anônimo disse...

Dave, seja bem vindo!
Não se sei se já nos conhecemos, se Luana te conheceu virtualmente, mas percebi grandes semelhanças nos textos postados nos dois blog´s!
bem legal: do besteirol ao científico e o filosófico!
VocÊ faz design? o layout ficou bacana! com um símbolo personalizado, olha só...
Enfim, é isso!

Anônimo disse...

O anônimo acima sou eu: Alberto Júnior!

Anônimo disse...

Sim, Lidiane...
Eu acredito que somos predestinados, mas que o destino não é uma imposição, é uma sugestão.
Através de nossas escolhas, acabamos por modificar o que poderia ser inevitável.
Se não fosse assim, as pessoas nunca sairiam das suas "tribos".
O problema é saber qual o seu destino! Pra mim, ele não se faz tão perceptível, você só compreende com o tempo. Tipo aquele lance quando vocÊ tá na maior fossa porque não conseguiu algo e alguém lhe diz: "Liga não, isso não era pra ser" (que eu odeio...)
Depois, percebemos que realmente o destino nos leva para outros caminhos. O que me dá mais angústia é quando você planeja uma coisa e tudo acaba indo em outra direção!
Para quem é inconstante como eu, só pensar no assunto já me dá calafrios e ansiedade!
Espero que o caminho q cada um de nós percorrer seja aquele que nos faça feliz!
PS: O roteiro do filme realmente é muito bom!

Anônimo disse...

Eu também gostei do filme, Dave(não sei quem é, mas tudo bem).

Anônimo disse...

è como eu já havia dito, ALbert e Luana, há vários caminhos, mas todos eles vão dar num só lugar.

Anônimo disse...

"Todos vão dar num só lugar?"
Eu naum vou dar coisa nenhuma, spo quando eu quiser!

Luca disse...

Num só lugar? Naum! Cumassim? Quer dizer q se eu escolher ficar parada, vai dar no mesmo lugar q se eu estivesse fazendo alguma coisa?

^o)

Polyana Amorim disse...

Tem um comercial q � bem simples, mas eu achei a id�ia b�rbara. � de um carro, naum lembro qual...dai, um locutor come�a em off dizendo " essa seria sua festa de casamento se vc naum tivesse desistido, por pregui�a, de ir a praia com os amigos e perdeu a oportunidade de conhecer o homem de sua vida; essa seria sua s�cia numa empresa bem sucedida se vc naum tivesse desistido do projeto na escola..."

ser� mesmo q t� tudo escrito em algum caderninho por a�?! acho, as vezes, q a gnt usa essa hst de destino pra ter "algu�m" pra depositar a culpa...
assussamos nossos atos!
tudo de bom e de ruim q nos acontece, que vivemos ou deixamos de viver � culpa �nica e exclusivamente nossa. Deixem o destino de lado...naum esperem por ele. Tomem a caneta e o papel e escrevam vcs mesmos sua hist�ria.

Polyana Amorim disse...

ops! é assumamos* na empolgação saiu S demais

kuakaukaukuaukaua

Anônimo disse...

É disso que as pessoas tem medo: de não poder ser "donas" de si mesmas. Não é que não tenhamos poder sobre nossa vida, mas cada pessoa nasce com uma missão importante a cumprir, se você desiste, deixa de realizar coisas importante não só para você, mas para a vida de outros também.
A pessoa que desistiu de ir a praia por preguiça, se o destino dela for esse mesmo, pode de repente encontrar esta pessoa(com quem supostamente iria se carsa) em outro momento e casar com ela. São vários caminhos, que levam ao mesmo lugar.

Anônimo disse...

Ralados,

Não assisti ao filme, ainda, e me recuso a acreditar em destino como algo definitivo do qual não temos escapatória. Me parece fatalista demais!!!

Hoje quase atropelei um garoto que veio correndo, desceu a rua e passou em frente ao carro que eu dirigia. Se não fôssem os "benditos" buracos, que me fizeram reduzir consideravelmente a velocidade, nesse momento eu estaria prestando depoimento em alguma delegacia, sem falar que a minha carteira já teria sido suspensa e o plano de sáude me indicaria um excelente terapeuta pelos próximos meses.

Isso q aconteceu foi predestinado? Duvido muito. Se tivesse ocorrido o pior, a culpa seria daquele garoto desvairado e com muita energia p/ gastar nas férias, ao invés de forças superiores ou algo já traçado.

E tenho dito!!!!

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates