quinta-feira, 26 de julho de 2007

TEM CULPA, EU?


O poeta já escreveu: "O Homem é estômago e sexo!"(vide Amarelo Manga - filme). E que nossos impulsos são controlados por estes dois elementos.

Os mais românticos podem discordar, afirmando que somos alma e coração. (esqueci a música que faz referência a isso... mas é brega!).


Eu concordo com as duas hipóteses e acrescento a mente como superior a tudo isto. Todo nosso ser se resume apenas aquela massa encefálica que guardamos dentro dessa caixa que é a nossa cabeça, e o resto, é apenas intrumento.


Estes prolegômenos são para afirmar que tudo que nossa mente imagina, supõe, enfim... decide, é determinante em nosso comportamento. E ela trabalha de forma dialética para que os argumentos propostos por nós mesmos cheguem a um consenso.

Assim, nosso id, ego e superego transformam-se num júri que nos deixam irritados, mesmo sabendo que tudo é fruto da nossa imaginação!

Ai, que agora eu já tô ficando confuso comigo mesmo!!! mas vamos ao tema deste post!

Os problemas que a mente produz e carrega tem efeito imediato em nosso comportamento. Um destes problemas é a culpa!

A culpa grava um selo em nossa memória e, dependendo do peso que ela adquire em nossa mente, traz graves problemas. O peso da culpa é medido pelos nossos valores éticos, morais e culturais.

Recentemente, fui vítima de assédio moral. (o problema ainda é novo para mim, portanto ainda não sei definir níveis nem categorias de assédio moral!) Digo que foi assédio porque em pouco tempo, fui me sentindo menosprezado e comecei a duvidar das minhas competências! Até perceber que era apenas uma pessoa que fazia tais afirmações ao meu respeito. Porém, era o THE BOSS!!!!

Tentei compreender a situação toda como uma forma de autodefesa que THE BOSS se utilizava para não perder o emprego, achando que eu poderia ocupar seu lugar! (bom, pelo menos acho que foi isso...).



Nos primeiros meses, eu relevava e achava que poderia mostrar que THE BOSS estava errado. Depois, decidi enfrentá-lo de forma passiva. Por fim, passei a perceber que tudo o que THE BOSS dizia para mim estava sendo absorvido pela minha mente de forma afirmativa e, aos poucos, fui definhando mentalmente. Isso é lavagem cerebral.


Eu já chegava no ambiente de trabalho completamente desestimulado e sem qualquer motivação e criatividade. Já não conseguia perceber soluções para superar aquilo. E assim como foi definhando meu entusiasmo, foi definhando minha alegria e eu já me sentia cansado antes de fazer qualquer coisa! Era a depressão que estava se aproximando.

Eu conheço várias pessoas, vítimas de depressão e sei o quanto a doença é grave! Portanto, antess que ela se apoderasse de mim, resolvi cair fora de lá!

Foi uma difícil decisão, porque, além da experiência que você adquire como profissional e do elo que você faz com pessoas que não tem nada a ver com a história, fica um pouco de frustração. E também o lance do dinheiro, que sempre é necessário numa sociedade capitalista como a nossa, onde até a internet que usamos, tem um custo!

Na minha saída, ficou acordado que eu devolveria para a instituição um valor referente ao mês em que eu já estaria fora de lá. Porém, o dinheiro advém de verbas públicas (a instituição é pública). Uma data ficou decidida entre mim e meu BOSS e assim ficou combinado.

Quando recebi o dinheiro, estava cheio de dívidas com o banco onde está minha conta. E como minha conta corrente era de débito automático, o dinheiro ali depositado foi logo aproveitado.

THE BOSS me procurou feito louco atrás deste dinheiro e eu já ficava nervoso só em ver a ligação no celular.

O dinheiro não foi devolvido, até porque eu não tinha mais como pagar! Apenas ficou a culpa na minha consciência pela não-devolução da grana.

Porém, a culpa só se estabilizou por conta dos meus valores morais e éticos e que teimam em me reafirmar toda vez que eu ouço nome do THE BOSS, ou o vejo em qualquer lugar. THE BOSS tornou-se a personificação da minha culpa! E eu tenho me comportado feito um maluco tentando evitar um encontro inesperado entre mim e THE BOSS!

Para alguns, que sabem da história por completo, podem afirmar que eu sou idiota e que o dinhero não era de nenhum dos dois, afinal, a instituição é pública e o dinheiro vem do povo! Tanto THE BOSS como EU não tínhamos direito sobre a grana. E que ninguém saiu prejudicado neste jogo de corrupção. Apenas EU que detesto corrupção, me tornei mais um nessa atitude idiota e que eu não poderei reparar nunca, a não ser que eu saia distribuindo o valor referido a todo mundo!

Fica aqui o meu desabafo, mesmo não compreendido por muitos, mas é sincero! E eu espero que niguém passe pelo que estou passando! joguem fora suas culpas! (é fácil falar, difícil é fazer!!!)

Para que vocês compreendam melhor o que acontece comigo, assistam ao filme "O Operário" ! se virem, procurem na locadora mais próxima! (eu sei que no cohatrac tem!!!)


Alberto Júnior


enlouquecido






5 comentários:

Luca disse...

Caloteiro!
haushausha

Sem brincadeira, meu amor! Eu entendo razoavelmente o q sentes. Razoalvelmente, pq eu naum sinto uq sentes, então, o meu entendimento é racional e, exatamente por ser racional, que a única solução que encontro para que a tua frustração passe é que passe a enfrentar essa personificação da sua culpa. És honesto e naum gostas de corrupção, uq torna difícil vc conseguir vencer isso, mas pense que vc naum pode apagá-la, mto menos continuar selecionando os locais para onde vais, deixando de vivenciar boas coisas. Amigo, vc tem que aprender a lidar com isso. Como vc sugeriu no texto, vc pode "pagar" o dinheiro dando a outras pessoas, mas tb podes transformar esse pagamento em outra espécie que naum seja o dinheiro, objeto. Pode ser continuar com teu amor por mim, porque eu quero continuar te amando e pronto! Vc será redimido do seu pecado e naum vai para o inferno...

Anônimo disse...

ALberto, tu só tem 2 saídas: devove o dinheiro ou assume teu lado caloteiro e esquece essa história.
Se optares pelo primeiro, que eu considero o mais senasato e justo, vai é, claro, sentir "dor" no bolso, mas em compensação terá alivio na consciência.
Caso escolha a segunda opção, vc vai ter que ser bem "macho" pra enfrentar BOSS em qualquer lugar que ela esteja e ter "peito" pra não deixar de fazer o que queres e nem deixar de frequentar os lugares por causa dela.
Pense em o quanto essa história ja te deu dor cabeça e aja de acordo com aqueilo que vai te deixar melhor.

Pedro Canto disse...

ta mt longo! deu preguiça de ler na raido, leio em casa, se o ALmanaque da TV deixar!

Polyana Amorim disse...

amigo, um dia vc supera isso...tenha fé!

Anônimo disse...

POR ACASO, ALGUÉM AQUI DIGITOU "THE BOSS" NO FEMININO?
NAUM NÉ LIDI... HUM HUM...

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates