segunda-feira, 2 de julho de 2007

O mercado da baixa auto-estima



Outro dia fui com 2 amigos a uma livraria e uma coisa me chamou a atenção: quase todos os livros que estavam na vitrine desta eram de auto-ajuda. Os livros da vitrine, assim como qualquer outro produto mercadológico, são colocados lá, em destaque, porque estão entre os mais procurados. Olhando o ranking semanal de venda de livros, confirmei minha tese, os livros mais vendidos eram de auto-ajuda. O mais preocupante é que o problema da baixa auto-estima não está atingindo somente os brasileiros. Inquieta procurei por dados sobre os livros mais vendidos nos Estados Unidos, e lá também comprovei que o problema não é só nosso.
È estranho falar sobre auto-estima, visto se o nome é auto-estima, ela não deveria jamais estar baixa!(valeu a brincadeira). Eu mesma, nas minhas crises de depressão, já li um livro sobre o tema, se chama “Você é insubstituível”, do autor, Augusto Cury. Se o mundo anda com a auto-estima baixa, Augusto Cury anda com a dele bem alta. O autor é um dos mais bem sucedidos do ramo, e já vendeu seus milhões de cópias, dos seus mais de 10 livros ( só o que eu vi no encarte promocional) que falam sobre o assunto. Tenho um amigo que odeia esse tipo de livro, ele já até tentou ler “Você é insubstituível”, que segundo ele não conseguiu passar da primeira página porque não gostou da comparação com um esperma. Todo livro de auto-ajuda, tem um princípio básico: o elogio. No caso da comparação com o esperma Cury queria enfatizar que desde o principio somos vencedores. Os leitores deste tipo de leitura podem ter certeza que mais do que nunca vão ser elogiados, vão ter seu ego amaciado, também pudera, isso era o mínimo que o cara poderia fazer depois de tu gastar 15R$ com o livro! O “mercado” da baixa auto-estima tem dado lucros. Recentemente chegou ao Brasil “The secret”, o livro de auto-ajuda sensação nos EUA. Sabe quanto ele custa aqui? 35 reais! Achou caro? Esse é o preço para sua auto-estima voltar a crescer... Pensando por esse lado até que é uma bagatela, pagar 35 R$ pela sua auto-estima de volta. Agora multiplique um milhão, número de exemplares vendidos, por 35 R$... É um número bem agradável, não acha?Eu acho.
Lendo “Você é insubstituível” percebi que não preciso deste tipo de leitura, mas não critico ninguém que goste do gênero, pra falar a verdade eu até to pensando em escrever um livro sobre o assunto. Já estou até vendo a as sessões de autógrafos e eu aparecendo em programas tipo “Márcia” e “Casos de Família”, isso sem falar nas várias palestras que me esperam, e do lucro certo que virá com elas, é claro!(rss)
Você que está com a auto-estima baixa saiba que você não é o único a ter esse problema e que todos nós passamos por momentos difíceis em que nos sentimos incompreendidos, sozinhos, sem forças onde tudo o que queremos e dar as costas para o mundo e acabar com todo este sofrimento, mas que assim como eu você pode ter ajuda, não de livro, mas de amigos, que podem realmente te mostrar que você é insubstituível e que ainda existe muita coisa boa neste mundo
.
Lidiane França

15 comentários:

Anônimo disse...

AMIGA LIDIANE!!! É ISSO AÍ!!
TEMOS QUE RETOMAR O CONTROLE DESTE BLOG DA NETMANÍACA LUANA!
REALMENTE, A AUTO-ESTIMA DE AUGUSTO CURY ESTÁ NAS ALTURAS AINDA MAIS COM CIFRAS MILIONÁRIAS EMBOLSADAS POR ELE!
VOCÊ ESQUECEU DE MENCIONAR AINDA O TURISMO DENTRO DESTE RAMO DE PUBLICAÇÕES DE LIVROS DE AUTO-AJUDA!
ELE, ESTA SEMANA ESTEVE AQUI EM SÃO LUÍS (SIM, EU LEIO JORNAL) SÓ QUE NÃO SEI SE DEU UMA PALESTRA OU SE SOMENTE VEIO PARA ALMOÇAR COM ALGUM EMPRESÁRIO (SIM, LEIO SOMENTE AS MANCHETES DO JORNAL!)
A QUESTÃO É A SEGUINTE: PRECISAMOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FRACASSO PARA FUNDAMENTAR A VITÓRIA QUE TEREMOS COM O NOSSO FORÇO EM SUPERAR O FRACASSO.
DEPOIS, CRIAMOS UM GRUPO DE SUCESSO E LANÇAMOS UM LIVRO INÉDITO SOBRE COMO TER AUTO-ESTIMA COLETIVA (AINDA MAIS NO GRUPO DOS TOSCOS E RALADOS QUE VIVEM DESCONTENTES COM TUDO - FALTA DE DINHEIRO, CURSO, FUTURO, AMORES, SEXO, CARRO, CHEFES, ESTÁGIOS, ENFIM...)
AGORA SÓ NÃO GOSTEI DOS PROGRAMAS PARA LANÇAMENTO DO PRODUTO!
MÁRCIA? AINDA EXISTE? CASOS DE FAMÍLIA?
NÃO. TEMOS QUE IR AO JÔ SOARES!
O QUE MAIS DESAGRADA EM LIVROS DE AUTO-AJUDA É SABER QUE ELE SE DIRIGE A UMA PESSOA (QUE PENSAMOS SER NÓS MESMOS, MAS NO FUNDO TÁ É FALANDO PRA ELE MESMO E TODOS QUE COMPRAM O LIVRO! MINHA INDVIDUALIDADE É POSSESSIVA E CIUMENTA!)
MAS, QUEM NÃO GOSTA DE LIVROS DE AUTO-AJUDA DEVE GASTAR DINHEIRO COM LIVROS SOBRE "MULHERES INTELIGENTES"? AH TÁ, ESQUECI QUE ISSO É LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA...

Anônimo disse...

AMIGA LIDIANE!!! É ISSO AÍ!!
TEMOS QUE RETOMAR O CONTROLE DESTE BLOG DA NETMANÍACA LUANA!
REALMENTE, A AUTO-ESTIMA DE AUGUSTO CURY ESTÁ NAS ALTURAS AINDA MAIS COM CIFRAS MILIONÁRIAS EMBOLSADAS POR ELE!
VOCÊ ESQUECEU DE MENCIONAR AINDA O TURISMO DENTRO DESTE RAMO DE PUBLICAÇÕES DE LIVROS DE AUTO-AJUDA!
ELE, ESTA SEMANA ESTEVE AQUI EM SÃO LUÍS (SIM, EU LEIO JORNAL) SÓ QUE NÃO SEI SE DEU UMA PALESTRA OU SE SOMENTE VEIO PARA ALMOÇAR COM ALGUM EMPRESÁRIO (SIM, LEIO SOMENTE AS MANCHETES DO JORNAL!)
A QUESTÃO É A SEGUINTE: PRECISAMOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FRACASSO PARA FUNDAMENTAR A VITÓRIA QUE TEREMOS COM O NOSSO FORÇO EM SUPERAR O FRACASSO.
DEPOIS, CRIAMOS UM GRUPO DE SUCESSO E LANÇAMOS UM LIVRO INÉDITO SOBRE COMO TER AUTO-ESTIMA COLETIVA (AINDA MAIS NO GRUPO DOS TOSCOS E RALADOS QUE VIVEM DESCONTENTES COM TUDO - FALTA DE DINHEIRO, CURSO, FUTURO, AMORES, SEXO, CARRO, CHEFES, ESTÁGIOS, ENFIM...)
AGORA SÓ NÃO GOSTEI DOS PROGRAMAS PARA LANÇAMENTO DO PRODUTO!
MÁRCIA? AINDA EXISTE? CASOS DE FAMÍLIA?
NÃO. TEMOS QUE IR AO JÔ SOARES!
O QUE MAIS DESAGRADA EM LIVROS DE AUTO-AJUDA É SABER QUE ELE SE DIRIGE A UMA PESSOA (QUE PENSAMOS SER NÓS MESMOS, MAS NO FUNDO TÁ É FALANDO PRA ELE MESMO E TODOS QUE COMPRAM O LIVRO! MINHA INDVIDUALIDADE É POSSESSIVA E CIUMENTA!)
MAS, QUEM NÃO GOSTA DE LIVROS DE AUTO-AJUDA DEVE GASTAR DINHEIRO COM LIVROS SOBRE "MULHERES INTELIGENTES"? AH TÁ, ESQUECI QUE ISSO É LIVRO DE FICÇÃO CIENTÍFICA...

Anônimo disse...

SÓ MAIS UMA COISA PRA ENCHER ESTE COMENTÁRIO AQUI...
TU POSTOU ISSO HOJE (02/07) DE MANHÃ? EM PLENO HORÁRIO DE ESTÁGIO?
VAI TRABALHAR, RAPÁ!

Anônimo disse...

Pois é amigo, tava com o texto pronto desde ontem, mas algumas pessoas postaram antes de mim e resolvi colocar o texto só hj.
Citei esses programas pq são clichês, tem sempre um caso de gente com auto estima baixa lá pra resolver, mas a idéia de ir no jô soares não é má...heehe

Anônimo disse...

Lidie... legal o texto!
Naum que eu naum goste desses livros, até leio, mas que de auto-ajuda só tem uma coisa: a conta bencária do autor q só engorda e a dos bestas q compram [nada contra os q compram.] q emagrece!
Amigos ainda são a melhor solução para deprÊs!!!
bjoks, ralados!

Luca disse...

:O
tow boba!
tow boba!
tow boba!
amiiiiiga, que babado, menina!
amei o teu texto. mto a tua cara! putz, não vou mentir que, pela primeira vez vi um Bost com a tua cara de ralada, bem humorada!
isso significa q sua auto-estima anda lá no aLto...muy bien, guria!
a minha acabou de ficar nas nuvens tb, só não chega ao paraíso por causa da piada sem-graça de Alberto sobre o meu monopólio. mas eu só queria dizer que vcs são bobocas e deveriam ficar mto felizes c meus posts, pois a idéia do blog era não deixá-lo morfar e como vcs demoram anos pra Bostar, eu cuido desse detalhe PESSOALMENTE.
o resultado é q vcs estão querendo me ganhar...estou trabalhando a auto-estima dos textos de vcs, bobões!

P.S.: pela primeira vez grigi=D comentou um texto...isso ker dizer q a auto-estima de td mundo tá okêi...fico emocionada c isso...

;)

Pedro Canto disse...

lidi.... faz um livro memso, preciso ler, ou entao sai pra conversar coigo? quanto tu cobra pela palestra?

Anônimo disse...

Nossa, esse ramo dos livro de auto-ajuda é próspero mesmo...pedro já até quer o comprar o livro que eu ainda não comecei a escrever...meu livro já é sensação antes de chegar as livrarias!tow melhor do que a autora de Harry Potter!hehehe

Anônimo disse...

Podemos conversar sim, Pedro. Qual o seu problema?está depresivo?
Saiba de uma coisa não existe nada que a psicologia não explique!...e que muito carinho ae atenção não possam curar...

Anônimo disse...

ACHO QUE PEDRO TÁ PRECISANDO É DE UM "CONSOLO"...
DÁ O TEU PRA ELE, LIDI!
E QUEM É GRIGRI, LUANA?

Luca disse...

Em primeiro lugar, estou sendo coagida em mandar Alberto se fuder por Pedrin!
Em segundo lugar, ele mandou eu dizer outra coisa q eu naum vou dizer aqui!
Em terceiro, grigri é Ingrid, neh?!
Tu pergunta, mas já sabendo...aff!!

Pedro Canto disse...

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEI


m eu blog ta atualizado e quero ele na lista de links dauqi, assim como o de vcs ta no meu!

xeros em todos os raldinhos e tosquinhos

Anônimo disse...

ieiiiiiiii

=D

Anônimo disse...

Esse espaço é só para comentários sobre os post!

Unknown disse...

Se a palavra auto significa eu / tu / ele ou si (mesmo), quer dizer, atitudes provenientes da própria pessoa, o termo auto-ajuda que pressupõe conselhos sugeridos por terceiros, revela-se contraditório, não? A iniciativa de mudanças e melhoras, nesse caso, origina-se externamente a nós, simples mortais com auto-estima abalada.
Comungo da opinião do seu amigo que rejeita tais publicações. O que é dito nelas sempre me pareceu tão banal que chega a espantar-me como alguém consegue vender tantos livros e ganhar altíssimas cifras relatando o óbvio. Talvez a culpa por nossa cegueira momentânea seja a auto-estima em frangalhos que nos impede de ver a realidade. Nesses momentos os bons e velhos amigos são bem mais úteis, certo?
Fica difícil mantermos-nos inabaláveis frente aos incisivos apelos diários que nos levam a uma insatisfação constante (real, imaginária, latente, forçada???)com nossos corpos, desejos, idéias, necessidades e até nos relacionamentos afetivos. Haja auto-estima!!!
Quando estagiei em uma reconhecida instituição de apoio aos micro e pequenos empreendimentos, fugia como o diabo da cruz, dos ditos eventos motivacionais nos quais um expert em "levantar a moral" dos funcionários e colaborados eram contratados a "peso de ouro" para melhorar o ambiente organizacional. No fundo, repetiam a mesma ladainha que encontramos nas publicações de auto-ajuda, elencando como forma de fixar o conteúdo, pencas de exemplos de pessoas e empresas bem-sucedidas (leia-se ricas, influentes e poderosas). Confesso que não via mudança significativa após tais palestras, pois os empregados continuavam com as queixas de sempre: falta de valorização profissional e oportunidade de crescimento na empresa, baixa remuneração, relações interpessoais conflituosas (cobrices mesmo!!!)- um claro sinal de que o problema estava sendo equivocadamente combatido.
Os que os profetas da auto-realização teimam em deixar de lado é que não dá para reduzir as soluções numa única fórmula quando se trata de gente. O que é sucesso para uns pode ser a mais absoluta derrota para outros. E quem disse que todo mundo quer ser rico??? Eu, por exemplo, não possuo tamanho devaneio.
Outro ponto: a esquizofrenia da vitória. Nem todos serão vencedores (pelo menos no modelo de sucesso vigente) na batalha pelos melhores empregos, salários, produtos, serviços, amantes e afins. Por que ninguém nos ensina a perder com dignidade? Se o fracasso é inevitável, devemos aprender com ele, mesmo que nos traga algum sofrimento, minimizando assim, o impacto da queda.
Concluo o seguinte: não há vencedores absolutos. Todos têm um "calcanhar de Aquiles" no âmbito pessoal, profissional, sentimental, ou seja, o sucesso e a felicidade são relativos como tudo nessa vida. Graças a Deus!!!

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates