sexta-feira, 8 de junho de 2007

Cpm22, músicas de auto-ajuda




Hoje (07/06/07), eu estava curtindo um dia ocioso de feriado. Mais uma vez, o plano de ir a praia foi por água a baixo. Acordei meio-dia, almocei e voltei a dormir. Mas, isso pouco importa.
Levantei umas cinco da tarde e minha querida hermana estava vendo o dvd do Cpm 22. Sentei pra assistir e comecei a fazer uma análise das letras da banda e pensei: pow, isso é tipo livro de auto-ajuda(que em nada ajuda, na verdade), quem não tem paciência pra ler, pode muito bem comprar um disco dos caras que dá no mesmo.
Pra quem não conhece, Cpm22 é uma banda de são Paulo que toca hardcore melódico. Bom, o hardcore descende do punk rock. O punk por sua vez, trilha por dois caminhos: letras irreverentes ou agressivas. O cpm22 não é nenhuma coisa nem outra. O som dos caras é introspectivo, letras evasivas, meio romantiquinhas.

Você vai ouvir pela primeira vez um disco do cpm22, e percebe que a primeira faixa fala de um cara que tá indeciso, não sabe o que fazer da vida, foi largado pela namorada e talz. Daí quando ouvir a segunda faixa e perceber que ela trata do mesmo tema assim como a terceira, a quarta e todas as outras faixas do CD, não se surpreenda. Os fãs revoltados da banda poderiam chegar pra mim e dizer que estou sendo equivocada que não conheço todas as músicas dos caras e blábláblá. Bom, realmente, ainda não parei pra ouvir TODOS os CD’s do cpm 22, acho que não o farei. Mas, o dvd que assisti contém os grandes sucessos da banda, ou seja, faz uma geral da carreira do Cpm. E, é dessa geral que fundamento meu argumento.

Os caras cantam umas músicas que dizem algo do tipo “me procuro dentro de mim; nada vai voltar; o mundo dá voltas; chegou a hora de recomeçar; não sei porque nada mudou;”Enfim, letras idiotinhas que falam de amor( por outro ou por si mesmo) da maneira mais tosca. Cara, isso é coisa de emo. Mas, falarei dos emos em um outro texto...pensando bem, NÃO! Não vou perder meu tempo falando de emo, argh! Se bem que falar das letras do cpm22 e não citar emos é quase impossível...

Pois bem, voltar (voltas), saudades, falta, sentir (sentido), ontem, mundo são palavras chaves nas letras do cpm22. Todas as músicas vêm carregadas dessas palavrinhas mágicas que quando chegam aos ouvidos do pré-adolescente-pseudo-rebelde que acha que o mundo conspira contra ele, que odeia o pai, a mãe, o cachorro, o papagaio e o marido da tia da prima da vizinha que ele nunca viu, ele acha que a música retrata a vida dele (ou será que é ele que tenta retratar a música em sua vida?). Então, se veste de preto em luto por sua morte em vida, passa um lápis de olho, pinta as unhas de preto, o cabelo de preto, deixa a franjinha crescer pra cobrir os olhos e vai chorar ouvindo “muitas vezes procurei tentar achar onde eu errei e coisas que nem sei por que.... aquela noite perguntei você não soube responder...agora como vou saber? Tem horas que é melhor esquecer...qualquer coisa faz minha idéia mudar”
Ta certo que a letra está aos pedaços, mas, diga-me meu amigo, minha amiga, isso faz sentido pra você?? Por que pra mim não faz.

Bom, mas gosto é como cu(tícula),hehehe, cada um tem a sua. Se você conseguir ouvir um disco todo dos caras e não for emo, vai concordar, pelo menos em parte, comigo.
E, fim de papo!

Polyana Amorim

6 comentários:

Tarsila Cardoso disse...

heheheh! achei engraçado o post. Essas bandas melancolicas e taltologicas realmente são um saco. axo que é a mesma linha de Los Hermanos. Mas tá eu não entendo de musica e pra mim não faz muita diferença. O que eu queria saber mesmo é o que é EMO?
heheheh! desculpe e ignorancia! mas poly responde ai!!!!!!

Luca disse...

Ê, qual é, Tatal!
Comparar CPM com Los???
Faz isso não, caUra!
E outra: ainda não li o post todo (éguas, Poly aprendeu comigo a escrever pra @#$%¨& e depois vai querer reclamar uma vaca dessa), mas o lerei e tenho certeza q vc perguntou à pessoa certa o que quiabos é EMO!

ahsuhsuhsuahsaushaushauhsusa

Polyana Amorim disse...

amiga, tarsila...desconhecer o mundo emo não é ignorância, é sabedoria pura!

o emo de maneira bem suscinta é a peste do rock, do punk rock, do hard core...

tem uma frase clássica sobre emo:

SE EMA É BICHO, ENTÃO EMO É BICHA

heuehuehueheu

ah, sim...e falando na comparação com Los...pow, Los naum é emo, eles naum pintam as unhas de preto e deixam a barba crescer, usam camisa meio largada e tocam um lance meio bossa...

Poly

Luca disse...

já que desconhecer o mundo emo é sabedoria, tu és uma burra, né, Amorim?!

ahsuahsuahsuahas

eu jamé perderia essa! eu sabia que ela se entrecruzaria em um enrascada...haushaushaush

ai lóvi iú!

_TAPCP_

ema pré-conceituosa, de sua própria raça

Anônimo disse...

EU NÃO SABIA QUE CPM22 ERA UMA BANDA EMO MESMO FALANDO DE TEMAS ROMÂNTICOS DE CORTAR OS PULSOS!

EMO É AQUELE QUE CURTE ESTE TIPO DE SOM, NÃO É ISSO? MAS NÃO A BANDA...

BOM, ENTÃO EU ACHO QUE SOU EMO TAMBÉM PORQUE SÓ FALTO CORTAR OS PULSOS COM ALGUMAS MÚSICAS DE CHICO, MILTON E ETC E TAL...
(TÔ BRINCANDO, HEHEHEHE...)
ELES NÃO INDUZEM NINGUÉM AO SUICÍDIO!

Polyana Amorim disse...

muitas pessoas acham q emo é só o cara q anda fantasiado e talz...naum, o cpm desse ponto de vista naum é emo...mas, as letras aff...essas sim, com o passar do tempo, com as necessidades do mercado fonográfico têm ficado cada vez mais Emos...

e D. Luana Diniz,naum sou burra, naum...mas, akeles q naum conhecem...naum precisam fazer um esforço surreal pra entender esse "movimento" novo q assola os adolescentes mutantes

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates