domingo, 13 de maio de 2007

Libertem suas mentes!


Todos vivemos numa sociedade onde quem realmente domina é a máquina, sim, caros amigos, a máquina!

De que máquina estou falando? da tv, do computador, mas não me refiro ao hardware. Refiro-me aos softwares que nós mesmo, seres humanos, criamos e não soubemos controlar. São modismos exacerbados que nos deixam enfeitiçados. Não temos mais controle sobre isso. Não sabemos mais estabelecer ordem, mostrar que somos nós o homo sapiens, o ser pensante que inventou a roda, que foi ao espaço, que somos nós os criadores. Agora, somos meras criaturas, reféns dessas tecnologias que existem pra nos esconder a verdade, pra fantasiar um mundo que não existe. E, nós, caimos feito patinhos nessa história. É big brother, é tv digital, é orkut. Digam-me, o que realmente um desses três contribui(ou vai contribuir) para a melhoria da sua vida, para a sua formção crítica.

Big Brother? a grande besteira da tv. Por que essas emissoras que criaram e reproduzem o enlatado, não usam seu poder de manipular informação pra levar aos telespectadores conhecimentos que possam ser apreendidos, repensados e disseminados? Por que isso tornaria a sociedade crítica. E, o que eles querem é uma sociedade alienada que deixa de fazer seja lá o que estiver fazendo pra ver Big Brother e quando é hora do jornal (não que este seja o mais confiável também), eles desligam a tv e voltam a sua realidade.

Tv digital? dizem que a tv digital vai revolucionar e o maior trunfo dela (pelo menos é o que os criadores dela "gritam" aos quatro cantos do mundo) é a interatividade com o público. Mas, de que tipo de interatividade estamos falando? "você decide: fulana pinta o cabelo de preto ou de vermelho? a decisão é sua! afinal, o programa é feito por você" e blábláblá...e se eu quizer que fulana pinte o cabelo de louro, ou que raspe a cabeça?? isso não é interação é simples reação, um reflexo inconsciente. Não se iludam!

Orkut? devo confessar que foi uma grande sacada...quem não tem orkut, não existe, fica a margem da sociedade. Hoje, "tudo é mais fácil" pelo orkut. Falar com amigos, conseguir uma namorado(a), marcar encontros, conhecer pessoas, avisar colegas sobre algo, insultar os outros. Um mundo de máscaras foi construído e todo mundo que lá vive, mesmo não usando pseudônimos de certa forma, torna-se um mascarado só por aceitar as regras do orkut.

Daqui a pouco o homem perderá sua essência de ser social e vai realmente virar uma ilha. Por que só vai sair de casa pra trabalhar, ganhar dinheiro e comprar uma tv digital com inúmeras "vantagens". E, pela tv digital, ele vai ver a nova edição do Big Brother, não vai levantar da frente da tv nem pra ir ao banheiro, nem pra comer. Falar com os amigos, com a família? Ah, depois ele deixa um scrap pra cada um deles, mas só depois que o Big brother terminar.


"O tabuleiro de xadrez é o mundo; as peças somos nós; as regras são as leis da natureza; o jogador está oculto a nós."


Repito: Libertem suas mentes!


Polyana Amorim


4 comentários:

Anônimo disse...

Levando em consideração o seu atual momento de rebeldia contra o uso do orkut e levando em consideração, ainda, que a sua rebeldia pode ter argumentação passageira, uma vez que ela é uma válvula de escape para a sua azia virtual, desconsidero o seu texto, até porque eu sei que não resistirás por muito tempo a retornar ao mundo orkutiando e o tempo que demorares será para amargurar o seu orgulho em admitir que o HOMEM FAZ A COISA (rs) e não a COISA FAZ O HOMEM!

Luana Diniz

Unknown disse...

Menina, o que te deu, heim?ou mlehor o que não te deram???
kkkk
Sinseramente, achei tua saída do orkut uma bobagem, digo isso pq eu tbm já pensei em deixar isso de mão, mas não fiz, e hj tow contente.Essas novas tecnologias tem um poder simbólico sobre, a partir do momento que vc o reconhece ele deixa de te dominar. Foi exatamente assim comigo.Tenho orkut, mas consigo viver bem com ele ou sem ele.

Anônimo disse...

Polyana Amorim...
Já tive essa experiência de crise de identidade orkutiana por diversas vezes!
Na primeira, foi uma crise nominal sobre como eu deveria me apresentar: alberto, alberto jr ou júnior, mas isso já transcende o âmbito virtual e chega na questão psicológica-comportamental da minha pessoa.
Na segunda vez, achei que estava preso à necessidade de procurar me relacionar (mandar scrap) semanalmente, o que fez me sentir um escravo.
Na terceira vez, clonaram meu perfil e aí já era um caso de polícia.
Enfim... tudo isso é pra explicar que o orkut, por ser uma produção humana e muito íntima - reveladora da nossa personalidade mais querida, que é aquela que queremos aparentar aos outros, é passível dessas crises.
O fato de você deixar o orkut é uma decisão sua que não justifica conceituar como "alienação" aqueles que usam tal ferramenta.
Acredito que há diferentes formas de manipulação do ser humano e a principal delas não é a internet, nem seus recursos, já que ela não pensa por si só, mas sim, pessoas, indíviduos e opiniões persuasivas.
enfim...

Alberto Júnior

Polyana Amorim disse...

genteim!

o que está sendo discutido aki, vai mto além do simples fato de eu ter excluído minha conta do orkut...naum limitem seus comentários a isso!

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates