domingo, 2 de setembro de 2007

Crime Delicado

Eu não li a narrativa, mas assisti ao filme. Talvez, eu chegue à conclusão, quase sempre comprovada em 75%, que a obra fílmica não chegue à maestria da obra literária na qual foi inspirada, assim como esta possa surgir com toda a realeza após a construção da primeira, aí compreendendo uma soma artística. E, embora eu tenha lido antes e depois de assistir ao filme as críticas positivas coladas no mural e tenha ouvido muito antes que algo faltava nele e logo depois ouvir da mesma boca "precisei assistir duas vezes para perceber que não gostei", eu tenha adquirido impressões diferentes e óbvias, penso que Crime Delicado seja mais uma análise psíquica frustrada num personagem. Eu digo frustrada mais pelo próprio personagem principal, que se desorienta pela beleza imperfeita de uma modelo artística. "Implicitamente" tenta se incorporar um triângulo amoroso, que acredito ser mais presenciável no livro, porque no filme eu não vi essa implicitude tão insistente.

O triângulo amoroso seria formado pelo crítico teatral (aquele sobre o qual eu falei antes), a modelo e o seu pintor. A modelo, no livro, é manca; mas no filme ela tem uma perna amputada. O jogo de cenas parece mais uma conotação teatral, desenrolado inconscientemente pelo crítico teatral; algumas em cores vivas e reais, e outras em branco e preto. Nisso, eu me recordei do filme Amnésia.

Eu gostaria de ler o livro, claaaaaaaaaaro; mas penso que não perderia de assistir ao filme também, até pela inquietude cênica que é transportada pela tal câmera fixa e também pelo jogo psíquico que é disposto pela frieza e "psicopatia" (hehehe) do personagem interpretado pelo Marco Ricca.

Ah, eu assisti no Cine Praia Grande. Não sei se ainda está em cartaz, mas se não estiver procurem ver se tem para locar, ok?!


Luana Diniz
gostei do filme sim

6 comentários:

Luca disse...

Realmente, não é mais Crime Delicado que está em cartaz...

Então, curtamos o próximo:

Batismo de Sangue

O Cine Praia Grande exibe de sexta-feira 31 de agosto a 06 de setembro o filme Batismo de Sangue (Drama), uma produção Brasil/França com 110 minutos de duração, tem direção de Helvécio Ratton, inspirado no livro de Frei Betto, vencedor do prêmio Jabuti.

Baseado em fatos reais. O filme conta a história dos frades dominicanos, que movidos por ideais cristãos, se envolvem na luta clandestina contra a ditadura militar, no final dos anos 60. São presos e torturados. Um deles, Frei Tito, é mandado para o exílio na França, onde, atormentado pelas imagens de seus carrascos, comete suicídio.

No elenco Caio Blat, Daniel de Oliveira, Ângelo Antonio, Cassio Gabus Mendes e grande elenco.



=***

Anônimo disse...

quando iremos?!?!

Anônimo disse...

Hmmmm, não sabia que o filme era inspirado no filme... vou convidar Jack Torrence para ir ao cinema comigo.
Sobre o segundo filme, quem assistiu a um dos programa Linha Direta Justiça sobre as vítimas da ditadura pode acompanhar um resumo da história do Frei Tito que, realmente, é chocante (sem fazer qualquer relação com formas de tortura, gente, por favor...)
No programa, o ator Marcelo Piva incorporou o personagem e a história do julgamento dos seus agressores, na figura principal de um dos militares mais cruéis do período foi esmiuçada.
O Linha Direta Justiça desse dia que não lembro a data me emocionou por dois motivos: primeiro porque a história é verídica e foi muito forte, além de ter sido muito bem abordada pelo programa e, segundo, porque, na época, eu estava lendo o livro "As asas invisíveis do Padre Renzo" que conta a história deste padre que deu início à Pastoral Carcerária e fez um trabalho humano e solidário junto aos presos políticos. O próprio Frei Tito foi um dos presos visitados pelo padre Renzo e é citado no livro escrito por Emiliano José, que também foi um preso político ajudado pelo padre. Foi também por meio do livro que até já escolhi o nome de um dos meus filhos (quando tê-los...): Téo. Um dos presos mais queridos pelo padre e que foi um dos grandes articuladores do movimento na luta contra a ditadura mesmo tendo morrido muito jovem. Padre Renzo o considerou um mártir.
Então, esta é mais uma sugestão.

Luca disse...

Quando algum de vcs se dispuserem a pagar a minha entrada!!!
=D
Podem fazer o sorteio: ou rivaldo, que nos deu a honra de, enfim, comentar no nosso blog, em vez de ficar só curiando...alberto, que vai ficar falando o tempo todo no meu ouvido isso e aquilo...e o jack que é um maníaco fílmico...

Polyana Amorim disse...

com o Blatzinho
ah, eu quero ver

Luca disse...

ah, polyana, tu vai amar assistir, amiga!!
haushaushsusha
nem te conto

huhuhu

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates