segunda-feira, 4 de junho de 2007

Ser MASSA ou não ser massa? Eis a questão!




E o grito, qual é? Chicoooooooooooooooooo...




Massa é o conceito cientifica e popularmente dado à classe inculta da sociedade. Massa sempre está relacionada ao que não pertence a elite (intelectual). Nas teorias comunicacionais, massa não pensa, não reflete, só reproduz e aceita passivamente aquilo que lhe é proposto, sem questionar ou subconceituar.

E o termo massa também é uma gíria, corrente entre as gerações mais jovens e sinonimiza aquilo que é ‘legal’, ‘manêro’, bom de se curtir e/ou fazer.

Ninguém gosta, no entanto, de ser massa. Pelo menos não a massa da primeira concepção. Algumas pessoas chegam a repudiar as atitudes desse grupo e todas as coisas preferenciadas e curtidas por ele.

Eu, sinceramente, não sei qual o problema dos coitados da massa, já que a única coisa que eles querem é curtir a vida, sem vergonhas, e externando o que há de mais belo no ser humano: a EXPRESSÃO!

Eu tenho um amigo, que eu poderia chamar de Alma Sebosa (não colocaremos mais nomes verdadeiros nos posts), que se intitula público, porque ele, no seu bem entender, não só absorve, como também escolhe segundo as suas experiências e gostos culturais. Sim, sim...ele é cult! Mas, de vez em quando, o pego em algumas encenações bizarras, que não condizem com o seu discurso falso-moralista. Se bem que eu não sou ninguém para dizer que o discurso dele é falso, até porque as próprias ações dele, espreitamente curiadas, falam por si só.

Outro dia, em um show muito, mas muuuito massa (legal) mesmo, esse mesmo amigo quase teve um orgasmo de tanta alegria que pulsava em seu coração. Eu disse várias vezes: "Não ejacule em cima do público, Alma Sebosa! Não ejacule!" A Alma Sebosa tentou se conter e também me conter, pedindo que eu evitasse atitudes de massa, do tipo: gritar, dançar, pular e etc. Ok! Logo eu, que adoooooro fazer tudo isso, tive que experimentar não ser massa (Vilge! Será que sou, então?).

Na semana passada, essa mesma pessoa esteve em um debate político e todos perceberam que ela tinha tino pra ser massa. Meu amigo soube muito bem criar besteiróis para serem gritados e ovacionados contra a massa adversária (vide foto acima). Hoje vi esse mesmo amigo se portando de maneira igual ou pior à experiência anterior. Ele estava num apitaço, erguendo cartazes contra o grupo adversário. Eu, dessa vez, estava trabalhando e me contive em apenas observar os manejos daquele ser tão cult, tão público (literalmente).

Caraca! Eu não posso julgá-lo por isso, pois confesso que, se não fosse um bendito crachá a me identificar, eu teria endossado o grupo e teria massificado a proposta ainda mais. Não apenas porque era tudo muito engraçado, mas também porque todos ali estavam gritando por algo que acreditavam (ou não) e, ainda, lutando para se EXPRESSARem.

Enfim, expressão por expressão, ser massa é MAAAAAAASSA! Ou diga que não, Alma Sebosa!



Luana Diniz


tentando redigir o mínimo possivel

15 comentários:

Pedro Canto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Canto disse...

Minha amiga apredenu a escrever pouco e ainda assim mostrar seu ponto, que orgulho, mas bem...

Quanto a ser massa ou não, é tudo um estado de espírito. Até nosso amigo Albert... que dizer, Seboso, é massa e logo do pior tipo: que-não-se-mistura-porém-quando-o-faz-toma-as-atenções-e-se-destaca-por-suas-feições-estranhas-ao-experimentar-a-sensação-de-enfim-ser-massa!

Anyway, Meu primeiro post tinha que ter um neologismo mesmo, por que neologismo não é massa mas é MASSA!

(ahn! ahn! pegaram o trocadilho fantastico?)

Anônimo disse...

Pedro, por acaso, o texto referido aponta Alberto como a Alma Sebosa? apenas pelo fato dele estar na companhia da organizadora da torcida "Chico 3", Luana Diniz, autora do "poste" (assim mesmo porque eu sou é brasileiro)?

Bom, se vocês estão me acusando de massa, gostaria de lhes revelar que todo comunicólogo, pesquisador profundo das experiências comunicacionais precisa se envolver, de certa forma, com o objetivo estudado, uma vez que ele também é o próprio objeto.

Usar e abusar de experiências e situações que geram estudos comunicacionais fazem parte do amadurecimento e reflexão crítica de todos os comunicólogos!

Critiquemos sim, os comportamentos de massa. Mas critiquemos com experiência de causa vivida. Até porque não adianta falarmos do que não conhecemos.

Viva a pesquisa acadêmica! viva as experiências de um ser público que se torna massa!

Viva chicoooooooooo!!!

PS: Meu Deus, eu realmente estou muito magro! Olha a grossura desses bracinhos fortes na foto!! caraca!

Outra coisa: este blog está atrapalhando meu rendimento no estágio. Tá me atrasando por completo.

E por fim, aÊÊEEEE!!! Luana revelou-se competente quando quer! conseguiu fazer um texto de acordo com as normas da NBT que regulamentam o texto na internet!!!

Luca disse...

Ai, ai (suspiros)...

Por isso que eu amo Pedro! Ele é MASSA!!!

heueheuheueheuhuehueheu

Luca disse...

Gente, vcs acharam mesmo esse texto um textículo????

:|

Tow boba! Eu ainda o achei gigante! Mas agradeço aos elogios...

ai, ai (suspiros)...eu sou demais...ops! eu sou MASSA!!!

Mas I-a-NBT???

Até onde nós sabemos existe a ABNT !!!!!!

Pedro Canto disse...

SOU MASSA
FAÇO MASSA
SOU MASSA
MASSA É BOSTA!



PRONTO BOSTEI (MASSEIS) UMA POESIA CONCRETA!

TA VENDO ALBERTO A MASSA É CULT, CONCRETA E AO MESMO TEMPO ABSTRATA!

Pedro Canto disse...

ERA UMA POESIA CONCRETA MAS A FORMATAÇÃO DESSA PORRA DE BLOG ACABOU COM ELA, logo (agora em minusculas por que fui castrado), esse blog nao permite manifestações culturais cultas à altura...

Anônimo disse...

PEDRO, EU NÃO SOU BOSTA.

Tarsila Cardoso disse...

Gente analizando bem a situação, acredito que Alberto não foi MASSA e sim MULTIDÃO. Ele estava agindo, sem um raciocinio crítico, levado por por seus impulsos e refletindo-se em seus lideres ( luana, que na foto claramente é a comandante de tal ato).
vou buscar rever tais conceitos, pq realmente fiquei na dúvida!!!

Anônimo disse...

Meu Deus!
Pensava...esse é um blog sério, de pessoas sérias, com uma vocação mais que explícita. porém, vejam só...esse blog só tem "massa".
Poxa, meninos!
Vamos deixar de ser massa para ser...massa?
rsrsrsr

Adoro vocês, seus toscos, ralados, rasos, massas...!!!

menonita disse...

hi:) really it is a godd blog i love here. writings and pics are very good. if u want to see a good one it is
http://www.terrakki.net

Anônimo disse...

eu acho que vou deixar de postar neste blog de fazer comentários e outra coisa qualquer...

Depois de servir de palhaço pra vocês discutirem se eu sou massa, multidão ou público, não quero mais fazer parte disto.

Vou procurar a meninota que pôs um comentário antes de mim. Pelo título, deve ser algum site pornô que vai fazer a festa comigo!

enfim...

Anônimo disse...

pow, alberto...antes de td vamos saudar a meniota que nos visitou...HI, MENIOTA!...pow, só o fato de estar aki aprticipando com a gnt desse efusivo debate ela(ou ele) já é massa, mto massa!...

falando em massa: acho q o conceito das atitudes de alberto durante a campanha de chico e em outras eventualidades vão além do conceito de massa, estão intrisecamente ligados ao conceito de ralado e tosco que engloba td isso...ficar bebado, gritar no meio do povo, chamar atenção alheia inconscientemente(outras vezes naum!), vomitar nos outros, dançar msks fora de seus pricipios e outras muitas coisas qe merecem um texto enorme desse que luana costuma escrever....

enfim, Alberto naum é massa, ele é mto ralado, isso sim!

Polyana Amorim

Anônimo disse...

e vc´s não?! que fazem neste blog?!

Luca disse...

Alberto, até agora, eu não entendi porquê tu te enraivastes!
Afinal, até o momento de tu te admitir, eu não disse q TU eras a Alma Sebosa!
Não tenho culpa se as pessoas assim te iconizaram!
ahsuahsuahsuahsua

E outra: Eu sou ralada e tosca, c mto orgulho!

beijos na bunda!

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates