segunda-feira, 7 de julho de 2008

Os peixes são espertos

Foto da Beira-Mar, por Luca

Num dia desses aí de busão, estou lá tipicamente no mundo da lua, pensando em qualquer insanidade cristã, quando três senhoras subiram no coletivo, entrando furtivamente pela porta de trás, para nem o motorista, nem o cobrador as virem. Elas não cheiravam bem, tinham roupas sujas, mas não pareciam ser mendigas. Os caixotes que carregavam denunciavam que trabalhavam com alguma coisa 'da terra', como legumes e verduras. Talvez, trabalhassem em roça.

Enquanto o ônibus se aproximava de uma das pontes da cidade, que fica, literalmente, à Beira-Mar, uma delas abraçou o meu braço e perguntou onde ficava a feira. Como eu mal conhecia as redondezas residenciais, respondi que não sabia. Avistando a ponte, ela ainda perguntou onde ficava a outra ponte. E eu disse que o ônibus já tinha passado por essa.

Ela silenciou comigo e voltou-se para o rapaz à sua esquerda, enquanto outra senhora, com os cabelos totalmente brancos, riu de alguma coisa que conversava com a terceira parceira e virou-se pra mim, perguntando:

- Por onde foi á água dali?

Pega de surpresa, tentando ser didática, eu simplesmente disse "Ela foi embora. Mas mais tarde tem mais água por aí. É sempre assim....ela vai embora em uma hora e, depois, vem outra." Após ter dito isso, fiquei meio confusa com o percurso da água...Será que ela teria entendido mesmo? Pelo sim, pelo não, ela prosseguiu com outra pergunta:

- E os peixes ficam pulando pros pescadores pegarem, é?

Admito que tive vontade de rir, mas me controlei e, quando ia responder não sei com qual resposta, o rapaz que acabara de dar uns trocados à primeira senhora me salvou e falou:

- Os peixes são espertos. Eles foram junto com a água. Quando outra água passar, outros peixes vêm.

Elas se mostraram curiosamente embasbacadas com a esperteza dos peixes e explorando mais a sabedoria do rapaz, fizeram mais uma pergunta, apontando para o outro lado do mar, onde se avista um monte de terra:

- O Pará fica por ali?

O rapaz, meio sem jeito, certamente esperando que eu retribuísse a 'bóia' que ele tinha jogado pouco antes para mim, soube apenas sussurrar um 'não'. Eu ainda quis dizer, com toda o meu conhecimento geográfico, que devo ter deixado na escola, que o Pará ficava a quilômetros de distância dali. Mas, graças a Deus, chegamos ao terminal de ônibus e elas desceram, sem eu poder exibir a minha exemplar didaticidade.

4 comentários:

Polyana Amorim disse...

hsuhaushaushau. fala sério!

eu acho que essas tias são da CIA. Devem tá fazendo alguma investigação criminal e qdo te olharam com essa cara de meliante foram logo te testanto.

kkkkkkkkkkkk

mas de onde saiu o menino do peixe esperto? lembrei do filme com o Kevin Costner que ele é um homem-peixe...ajsaushuahsua

Polyana Amorim disse...

testanDo.

Anônimo disse...

Era só tu ter dito para elas esperarem o "canal da mancha" ficar cheio de novo que dava para chegar nadando ao Pará.

Luana! disse...

aí elas iam perguntar o q é canal manchado!

haahuahuaha

Developed by Free CSS Templates Pimped for blogger by Blogger Templates